Biomas do Brasil, Características, Clima

O Brasil é composto por diferentes regiões, onde é possível encontrar diferentes biomas, diferentes características. Cada região do país conta com um bioma especifico, e neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre os Biomas do Brasil.

Biomas do Brasil, Características, Clima

 

Diferentes Biomas do Brasil

Campo ou Pampa: Esse tipo de bioma é encontrado no Rio Grande do Sul, indo ate a Argentina e também, o Uruguai. Nesse bioma, se predomina as gramíneas, com florestas em galerias nas margens dos rios.

Essa área, sofre com a erosão, provocando queimadas, onde é muito comum neste bioma.

Já a Mata de Araucária ocupa a região de Santa Catarina e Paraná, com clima subtropical, onde se desenvolvem samambaias, erva mate cedro, canela e gramíneas.

Biomas do Brasil, Características, Clima

Os manguezais são encontrados desde Amapá ate Santa Catarina, nos estuários de vários rios, onde o solo é alagado e instável, rico em matéria orgânica e bem pouco oxigenado.

Biomas do Brasil, Características, Clima

O cerrado corresponde a cerca de 25% de todo o território do Brasil. Localizada facilmente na parte central do Brasil. O solo é pobre em nutrientes e muito rico em alumínio.

Como vegetação, é possível encontrar arbustos e arvores de troncos retorcidos, gramíneas. Já na fauna, encontra-se principalmente lobo guará, cupins, emas, antas e diversos outros animais.

A região da Floresta Amazônica corresponde a cerca de 40 % de todo o território nacional, com temperaturas elevadas, com pluviosidade e com muitos animais.

Já a mata Atlântica conta como uma das maiores biodiversidades do planeta, com uma mata muito densa. Nesta mata, são encontrados ipê, canela, o jacarandá, jabutis, gambás, primatas e diversos insetos.

A Caatinga ocupa a grande parte do Nordeste, com temperaturas elevadas, baixa umidade do ar, onde as chuvas ocorrem no inverno, e ocorrem períodos se secas prolongados.

Biomas do Brasil, Características, Clima

Já a Mata dos Cocais é localizada entre a floresta Amazônica e a Caatinga, no Piauí e no Maranhão, com pequenas áreas no Ceará e também no Rio Grande do Norte.

Pantanal Mato-Grossense ocupa boa parte do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, indo ate o Paraguai e também ate a Bolívia. A fauna é bem diversificada, contando com muitos peixes, repteis, aves e mamíferos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *