Botulismo, o que é, Sintomas, tratamentos

O Botulismo é uma doença muito grave, bastante rara e que pode ate mesmo ser fatal; Essa doença é transmitida através de uma bactéria chamada Clostridium botulinum, que pode ser encontrada no solo ou também, em alimentos mal conservados.

Botulismo, o que é, Sintomas, tratamentos

A doença Botulismo atinge principalmente as crianças e a principal causa é o consumo de mel antes de um ano de idade, pois nesta faze, o bebê ainda não possui um sistema imunológico desenvolvido, deixando assim o bebê mais propenso as bactérias, causando danos graves nos nervos e músculos.

Sintomas do Botulismo

Os sintomas do botulismo são bem variados, entre eles, podemos destacar os seguintes sintomas:

  • Tontura;
  • Boca seca;
  • Fotofobia,
  • Dificuldade em Respirar;
  • Visão Dupla;
  • Dificuldades em engolir;
  • Paralisia Muscular progressiva.

Esses sintomas do botulismo podem aparecer de 03 horas a 07 dias após a contaminação com a bactéria.

Diagnóstico do Botulismo

O Diagnóstico do Botulismo somente pode ser feito através de exame de sangue ou exame de fezes, que conseguem mostrar a presença da bactéria do botulismo no organismo humano.

Tratamento para Botulismo

O tratamento do botulismo pode ser feito através do soro anibotulínico, porém, este soro somente tem efeito nas toxinas que ainda não foram ligadas ao sistema nervoso, por isso mesmo, o tratamento deve ser iniciado o quanto antes.

Outro tratamento é realizar uma lavagem estomacal e uma lavagem intestinal, isso vai garantir que todas as toxinas e bactérias sejam retiradas totalmente do organismo, evitando assim, problemas e danos maiores ao organismo por causa do botulismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *