Revolução Industrial, Fatores, Etapas, Consequências

A revolução industrial, sem duvida nenhuma, mudou muito a história, trazendo muitas mudanças para a história, e é exatamente sobre isso que vamos falar, sobre a Revolução Industrial, seus fatores, suas etapas e também suas consequências.

A Revolução Industrial pode ser resumida na troca de energia humana, pelas máquinas, onde, a intenção era substituir os trabalhadores por máquinas. Porém, este processo não foi fácil, e ocorreu em etapas, fazendo com que muitas mudanças econômicas, políticas e também sociais acontecessem.

Revolução Industrial, Fatores, Etapas, Consequências

 

Etapas da Revolução Industrial

As etapas da Revolução Industrial são três:

De 1750 a 1860 – Ocorreu a primeira Revolução Industrial, pioneirismo na Inglaterra, onde a fonte de energia era o carvão e a matéria principal o ferro.

De 1860 a 1960 – Ocorreu a segunda Revolução Industrial, onde ocorreu a expansão da Maquino fatura para a Bélgica, Alemanha, França.

De 1960 aos dias atuais –  A terceira Revolução Industrial, onde os países como o Japão, e os Estados Unidos detém as melhores tecnologias, como a Robótica, a Biotecnologia e a Microeletrônica.

Revolução Industrial, Fatores, Etapas, Consequências

 

Consequências da Revolução Industrial

A Revolução Industrial trouxe muitas consequências para as pessoas, para a sociedade, entre elas, o surgimento da classe operária, chama por Karl Marx de Proletariado.

Além disso, o trabalho artesanal foi praticamente eliminado, já que as pessoas não conseguiam concorrer com os preços e também com a produção em massa que ocorria com os produtos das fabricas.

Com o desemprego aumentando, já que as pessoas passaram a ser substituídas pelas maquinas, o êxodo rural começou a acontecer, altos desempregos, exploração do trabalho da mulher e do trabalho infantil, altas jornadas de trabalho, remuneração baixa, péssimas habitações e consequentemente, muitas doenças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *